Arapiraquenses se destacam na produção de derivados da mandioca

  • Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, visita produção de derivados da mandioca

    Assessoria
  • Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, visita produção de derivados da mandioca

    Assessoria

O prefeito Rogério Teófilo conheceu as instalações da Cooperagro

Foi uma associação formada por agricultores arapiraquenses a primeira cooperativa da agricultura familiar a lançar, em 2011, a farinha de mandioca em pacotes de 1kg nas redes de supermercado. A sede da Cooperativa Agropecuária fica no KM 37 da AL 115.

O prefeito Rogério Teófilo visitou, nesta quinta-feira (6), acompanhado da sua equipe, as instalações da empresa que, desde 2004, atua na produção de derivados da mandioca. A Cooperagro tem, ainda, uma agroindústria da fécula da mandioca situada na cidade de Arapiraca e que atende, hoje, quase 500 produtores da região do agreste alagoano, em sua maioria dos municípios de Campo Grande e Junqueiro.

O presidente da Cooperagro, Eloisio Barbosa Lopes Junior, apresentou ao prefeito as atividades desenvolvidas e, também, todo o histórico da associação. Que, diga-se de passagem, é um case de sucesso.

Cooperagro

Entre alguns pontos que fazem parte da biografia da associação, está a operacionalização da unidade de padronização e empacotamento da farinha de mandioca. “Fizemos a primeira venda do produto para cesta básica do Governo Federal e atendemos cinco estados do Nordeste”, contou Eloisio.

Para o projeto de produção da goma de mandioca empacotada em embalagens de 500 ou 1000g, foi contratada uma consultoria e um profissional técnico em fecularia do estado do Paraná para capacitar o pessoal e desenvolver o produto.

Pensando no pequeno produtor, a instituição vem trabalhando para desenvolver a agricultura familiar em Alagoas, sendo a primeira cooperativa a incluir a bebida láctea no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com investimentos do Governo Federal e contrapartida do município de Arapiraca, vamos avançar ainda mais”, garantiu o presidente.

Compartilhar

Comentários

Últimas Notícias

Publicidade